Pedalando em Medellín - 2017 I
- por Fabricio Lino
- 6 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Dia 1 - Pedal perto de Medellín
Medellín, assim como as cidades ao ser redor, continua se mostrando um lugar extraordinário para pedalar, passear, fazer turismo, comer e fazer compras.

A empresa Colômbia Cycling, dos amigos Tomás e Marcela, já é uma grande parceira da Squadra Cycling Team nos pedais por lá. Desde a chegada ao aeroporto, eles fazem com que a viagem seja fantástica.
Dessa vez, estando Tomás e Marcela em uma biketrip pela Europa, os encarregados em nos receber e guiar pelas terras colombianas foram o Mateo Tapiero e a Mariana, que são tão bacanas quanto!
Após uma chegada tranquila, Mateo - que já nos aguardava na saída do portão - nos levou direto para a Strongman onde poderíamos ajustar as bicicletas, suprir alguma falta e solucionar algum problema com o equipamento, o que felizmente não aconteceu. De lá, sentamos no Juan Valdez (um excelente café local) para as explicações sobre o roteiro dos próximos dias! Que belo primeiro dia tivemos.
No dia seguinte, saímos de Medellín de carro às 7:30am em direção a El Retiro para iniciarmos uma pedalada cheia de surpresas e belíssimas paisagens.
Partindo dali, fomos pedalando e aquecendo por vários "Repetitos" (pequenas e moderadas subidas, geralmente com no máximo 500 metros). Logo à frente chegamos ao Serro Chapecoense, isso mesmo, o nome da montanha do terrível acidente com o time de futebol catarinense agora é este!

Seguimos por mais alguns quilômetros até chegar a uma cidade chamada La Ceja - terra natal de dois colombianos que pedalam no ProTour: Fernando Gavíria e Luis Henao, o primeiro inclusive está passando férias aqui após ter competido no Giro d'Itália.
Mais alguns quilômetros à frente e chegamos na (quase) melhor parte do dia: Santa Elena, uma subida com 7,4 km e 9% de média na inclinação. Enquanto subíamos, passamos por Oscar Sevilla e Santhiago Botero, ambos ex-ProTour e que vivem na Colômbia.
Treino sensacional até aí, mas a beleza maior do dia nos esperava: uma reserva natural e de enorme preservação ambiental chamada Arvi, local em que fica um resort fantástico chamado Piedra Blanca, onde tomamos um belo banho e desfrutamos de um delicioso almoço.

Por todo o percurso havia um carro de apoio próximo a nós ou nos esperando em algum ponto previamente combinado. O que não sabíamos era que o Wilson, que acabou se tornando o "Sr. Wilson", um senhor de mais ou menos 60 anos, cabelos brancos e pele morena, nos contou uma história que jamais sabia sobre o ciclismo: ele havia trabalhado em um time de ciclismo do Pablo Escobar.
Finalizado esta primeira parte do dia, passeamos de "metrocabo" (vulgo bondinho) que nos levou desde o alto deste treino até Medellín em um lindo percurso com 4 km de extensão. De lá, pegamos outro "metrocabo" que nos levou até uma estação de metrô, transporte este que usamos para chegar até o bairro Poblado onde fica o nosso hotel.
Primeiro dia finalizado e vamos para mais pedal e turismo amanhã!
コメント