Conexão Brasil x EUA #01
- Erich Mesquita - Mars Hill EUA
- 16 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Olá, meu nome é Erich Lima, tenho 19 anos e moro em Mars Hill, Carolina do Norte, EUA. Primeiramente, é uma honra ter sido convidado para escrever nesta página. O professor Fabricio Lino é um grande amigo e companheiro de pedais com quem treino praticamente todos os domingos quando estou em Brasília.
A ideia é escrever posts semanais com conteúdo da minha rotina de ciclista, treinos e competições, explicações sobre as corridas que acontecem aqui e outras coisas dentro dessa minha experiência como ciclista nos EUA. Neste primeiro post, nada mais óbvio que começar do começo, então... como vim parar aqui:
Durante o ensino médio o meu interesse pelo ciclismo foi aumentando e, por consequência, meus treinos foram progredindo. Aos 16 anos, participei da minha primeira competição e não tinha a mínima ideia do que estava fazendo. Deve ter sido engraçado para os mais experientes me assistir puxando o grupo que perseguia os dois escapados durante a prova toda só pra depois ser humilhado no sprint por todos eles. Curiosamente, minha decepção só me deu motivação para melhorar.
Desde o segundo ano do ensino médio, no entanto, eu já pensava na possibilidade de estudar fora do país. Apesar de sempre ter sido um bom aluno, nunca fui o gênio que só tirava acima de 9 como meu irmão, então o preço proibitivamente alto para minha família me desencorajava, pois sabia que não conseguiria a quantidade em bolsa de estudos que meu irmão conseguiu somente pela competência acadêmica.
Foi aí que, nesses momentos de reflexão sobre o futuro, me veio a ideia de pesquisar sobre o ciclismo universitário nos EUA. Descobri que, na época, 9 universidades tinham programas de equipes consideradas “varsity level”, as que são apoiadas financeiramente pela universidade e por isso podem oferecer bolsas. Se eu realmente queria estudar fora, essa era minha única chance. Mantive as notas altas na escola e fiz todas as provas para aplicar para as instituições. Junto com o processo de “aplications” normal, desde o início conversava com os técnicos das equipes por email. Mars Hill University, na Carolina do Norte foi a universidade que mais me agradou dentro das que ofereceram bolsas de valor possível. Então, mesmo sem saber nada sobre o lugar, botei a viola na sacola (na verdade, a bicicleta) e fui viajar.
Foi rápido me apaixonar pelo lugar. Mars Hill é uma cidade minúscula que fica no meio dos Montes Apalaches. A cidade é basicamente a universidade e várias fazendas/sitios espalhados pelas montanhas, o que faz do lugar um cenário perfeito para o ciclismo de estrada. Em 50km você faz 1000m de ganho de elevação e é ultrapassado por uns 3 carros. A preocupação aqui não é de roubarem sua bike ou de ser atropelado, mas sim de algum cachorro fugir de uma casa e te pegar bem na subida onde não adianta sprintar.
Bom, semana que vem eu falo mais sobre a equipe da universidade, a estrutura e as competições universitárias.
Stay Tuned!
Commentaires